7 de novembro de 2010

Johannes Kepler



Foi um matemático e astrônomo alemão que nasceu em 1571 e morreu em 1630, cuja
principal contribuição à astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário.
Kepler estudou as observações do lendário astrônomo Tycho Brahe, e descobriu, por volta de 1605, que estas observações seguiam três leis matemáticas relativamente simples. Suas três leis do movimento planetário desafiavam a astronomia e física de Aristóteles e Ptolomeu. Sua afirmação de que a Terra se movia, seu uso de elipses em vez de epiciclos, e sua prova de que as velocidades dos planetas variavam, mudaram a astronomia e a física.

1º Lei  (lei das órbitas) - Coloca o sol como referência, e que os planetas se movem em órbitas elipticas,  localizando-se o Sol em dos focos da elipse descrita. 
      
2º Lei (lei das áreas) - O segmento de reta traçado do centro de massa do Sol ao centro de massa de um planeta do Sistema Solar varre áreas iguais em tempos iguais. O ponto mais próximo do Sol chama-se periélio e o mais afastado, afélio.
   No periélio, a velocidade escalar de um planeta tem módulo máximo, enquanto que, no afélio, tem módulo mínimo.

   Do periélio para o afélio, um planeta descreve movimento retardado, enquanto que, do afélio para o periélio, movimento acelerado.



3º Lei (lei dos períodos) - Para qualquer planeta do sistema solar, o quociente entre o cubo do raio médio (r) da órbita e o quadrado do período de revolução (T) em torno do Sol é constante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário